domingo, 3 de junho de 2007

Ogro brazuca em crise existencial

Ele é engraçado, é grande, verde, e está de volta aos cinemas com o filme Shrek 3, que estréia no Brasil no dia 15 de junho, mas se você espera encontrar uma resenha do filme pode parar agora e ir procurar no Guia da Semana, Vejinha ou no Omelete. O que acontece é que o personagem estará ajudando o McDonald's americano a vender a refeição Happy Meals, sendo que o ogro não ficaria associado a batatas fritas e hambúrgueres, segundo a empresa de fast food americana.
Isso se deve em parte porque Shrek foi anunciado em janeiro garoto propaganda da Small Step, em uma campanha de prevenção à obesidade infantil cujo objetivo é estimular crianças e famílias a viverem de forma saudável. Sendo que o governo americano lançou essa campanha no começo fevereiro, como um esforço publicitário para estimular as crianças a comer melhor e fazer mais exercícios. Em tal empreitada, Shrek aparece na televisão convidando as embushadas crianças americanas a saírem da frente da TV ou do computador por pelos menos 1 hora por dia para brincar lá fora e fazer exercício.
Podemos ver que o próprio Shrek, apesar de aparecer sempre se esbaldando nos filmes, está levando a sério a idéia de brincar e fazer uma hora por dia de exercício, pois o resultado disso são os três pequerruchos que aparecerão na telona em junho. Comendo ou não, Fiona pode confirmar que Shrek anda representando em suas atividades físicas.
Porém, como Shrek já nos mostrou que nem tudo é um conto de fadas, o grupo ativista Campaign for a Commercial-Free Childhood quer que o Departamento de Saúde dos EUA pare de usar o verdinho como garoto propaganda. Isso porque aponta conflito de interesses, uma vez que o filme Shrek 3 tem vínculos promocionais com marcas de alimentos não saudáveis, como refrigerantes, chocolates, cereais açucarados e também com o McDonald's.
Como defesa, o McDonald’s diz que Shrek vai promover saladas, leite, maçã em fatias e outros itens que entraram para o cardápio da rede nos últimos anos em resposta às criticas de que seus produtos contribuem para a obesidade infantil.
Contudo, parece que nosso ogro verde e amarelo não ficou sabendo da postura adotada pelos gringos, pois a cena que você encontra ao chegar ao McDonald’s é de brilhar os olhos do diretor Morgan Spurlock.
Logo de cara você encontra um banner de Shrek com um sanduíche, mas não um lanchinho comum, e sim o SuperCheddar Pepperoni. Um suculento lanche com dois tipos de queijo, carne, tomate e peperoni. O melhor é que o ogro não veio sozinho, pois sua adorável mulher, seus bixinhos de estimação e o biscoito também entraram na onda para divulgar o novo molho para batata, além de outros tipos de lanche e sorvetes. Saudável não?
O ponto não é o alinhamento global da campanha, mas sim a postura adotada pelo gordinho, pois mesmo indo contra a posição tomada pelos norte-americanos, o McDonald’s brazuca mostra um ogro com uma identidade muito mais coerente com a apresentada nos filmes.
Coerências e gorduras trans a parte, recomendo aproveitar o lado ogro do personagem, antes que campanhas lights como a americana venham em peso para nosso país, pois não é todo dia que o McDonald’s acerta em cheio o estômago dos Mcficionados, ainda mais depois da bola fora do Spider Wooper da concorrência. E para aqueles preocupados com a saúde e bem estar, nada como uma hora de exercício diário igual ao do Shrek, basta achar sua Fiona por aí.

2 comentários:

Unknown disse...

Representa nas atividades físicas Shrek!!!

Anônimo disse...

Shrek vai virar filosofia, assim como Simpsons... Serei adepto.