quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Saudade minha, que não é a sua

No dicionário o verbo esquecer é definido como: “perder a lembrança de alguém ou de alguma coisa”. Pareceria simples, se perder uma lembrança fosse fácil como perder uma moeda, ou até mesmo um óculos.
Saudade é outra palavra que rotular torna-a mais simples e encarável. Podemos defini-la ainda de duas maneiras teoricamente racionais, com intuito de diminuir seu impacto emocional. Podemos dizer de maneira polida e sofisticada que é a “lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de as tornar a ver ou a possuir”. Ou simplificar o já não tão simples, definindo-a como “Nostalgia”.
Se você não consegue perder a lembrança triste e suave da pessoa distante, a ausência de esquecimento acarretará em uma overdose de saudade. Saudade essa que será a sua, não a da pessoa distante. Minha? Não dela? Mas ambos estamos distantes, ou não?
Não! Ela está à milhas de distância para você. Já você... No entanto, todavia, contudo, porém, está a milímetros dela! Milímetros? Sim! Você não saí do calcanhar da pessoa...
Sua saudade sufoca a da pessoa alheia, o que impede que ela sinta tal emoção. Isso acaba tornando-se um ciclo vicioso! Quanto mais você a procura, menos ela quererá que você apareça, pois estará impregnada de sua “presença”. Chico Amaral e Samuel Rosa já exploraram até em música este impacto causado pela saudade unilateral como vemos em “Sinto sua falta, Não posso esperar tanto tempo assim”, e ao mesmo tempo tinham total ciência de que estavam à mercê do outro, como é dito em seguida em “Me sinto só, me sinto só, eu me sinto tão seu...”
Pode ser injusto, mas a saudade minha não é a sua...

3 comentários:

Rodrigo disse...

Depois você fala que eu não entro aqui.
Li. Gostei. Aprovei.
Estou com saudade.
Estou a milhares de kilometros.
Mas não sou ela
Não te esquecei
ops.
calma
não é o que tu estás pensando
gosto de mulheres.
gosto de você também
mas como irmão.
você está emo atualmente?
por que você sumiu?
abraço

renata disse...

é isso mesmo que sinto por um cidadão intitulado THIAGOKRAUSS.

Anônimo disse...

Háaa muito legal ;D